
Popularmente chamado de queda de cabelo, eflúvio telógeno é uma condição momentânea. É comum que seja identificado após 90 dias de um fator desencadeante, que pode ser um trauma físico(infecções, febre, uso de medicamentos, emagrecimento rápido) ou/e emocional(stress, depressão, pânico/stress pós traumático, transtorno de ansiedade).
Diferentemente dos casos antes conhecidos, o eflúvio decorrente de covid acontece após os 15 dias da infecção. É um eflúvio intenso , perdura por cerca de 4 semanas.
Eflúvio Telógeno pós-infeccioso
Se associarmos ao quadro de covid-19 Temos:
*De modo geral, a queda de cabelo pode ser atribuída à inflamação multissistêmica,
doença infecciosas(causadora de febre)
*Uso de medicamentos para febre, antibióticos
*Perda de peso rápida e diminuição da ingesta de alimentos(proteínas, vitaminas, minerais)
É importante ressaltar que um eflúvio agudo(como nos casos pós covid) é autolimitado, ou seja, ele tende a parar sozinho, a menos que haja deficiência de alguma ou algumas vitaminas como a vitamina D e a B12 , tão importantes para a formação dos cabelos, o que causaria um eflúvio crônico(cerca de 4 meses+ de queda).
O fator pandemia também tem sido um desencadeador e até mesmo um agravante dos eflúvios em pessoas que não foram diretamente afetadas pelo vírus, mas pelos efeitos dele em suas vidas, seja quando atingiu alguém próximo, ou paralisou seu trabalho, ou mesmo pelo fato de termos períodos tão prolongados de incertezas e de isolamento social, causando um aumento de cortisol(hormônio do stress) no nosso organismo, que induz a uma inflamação sistêmica que obviamente, ataca os nossos fios de cabelo;Por ser uma área muito enervada, o folículo pilosos entra em colapso a isso damos o nome de stress oxidativo.
Dicas de Tratamento
Apesar dessa autolimitação, nessa fase é muito importante investir em tratamentos de qualidade, eu sugiro produtos e procedimentos com características terapêuticas, e não só cosméticas. Priorizar produtos que tenham ativos naturais e extratos vegetais estimulantes, antiinflamatórios, fazer massagem local por pelo menos 5 minutos a cada lavagem durante a aplicação do shampoo, evitar ficar com cabelo sujo, não dormir nem prender cabelos molhados, lavar após períodos de suor excessivo(após academia).
*A Terapia Capilar é um ótimo recurso como tratamento durante os eflúvios.
